Tal como os irmãos mais velhos ensinam os mais novos, também na 'Família ADoT', os jovens partilham os seus saberes nas áreas em que se sentem mais à vontade para "ensinar" .
E os resultados têm sido muito bons, demonstrando não só os conhecimentos mas também as suas capacidades pedagógicas.
O jovem mais velho do grupo, com 16 anos, dedicou o seu tempo à partilha do seu saber na área da robótica e programação, levando os mais novos a programar um semáforo, utilizando um sonar para verificar a distância e, consequentemente, acender as diferentes cores do led
Depois, um outro jovem, com 11 anos, demonstra o seu conhecimento sobre a criação de aplicações, explicando o programa do MIT App Inventor - um ambiente de programação visual intuitivo que permite que criem aplicativos totalmente funcionais para smartphones e tablets.
Depois, iniciaram um projeto de criação de um jogo - "Quem quer ser milionário",
Programação jogo |
Resultado de uma primeira e simples fase |
A atenção, interesse e motivação foi tanta que nem deram conta do tempo passar...
Para a próxima sessão, os jovens irão organizar as perguntas para partilharem entre todos e criarem um jogo mais complexo.
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