Bem Vindos

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

ADoT premiada

No dia 23 de Setembro 2021, decorreu no  auditório da sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra, a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da edição de 2021 do concurso "As Novas Fronteiras da Engenharia” .

A   Associação Desenvolver o Talento volta a brilhar ganhando dois prémios.


1.º Prémio

2.º Prémio

Este  concurso  promovido pelo Fundo "Novas Fronteiras da Engenharia", distingue os melhores trabalhos relativos a Engenharia ou Tecnologia, de Escolas localizadas na Região Centro (distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco) 

No ano de 2021 os trabalhos apresentados foram  subordinados ao tema "A Engenharia na ajuda humanitária”.

Os nossos jovens, Miguel Oliveira e Bruno Coelho (12.º ano), orientados por Tiago Caldeira, e Manuel Cêrca e Rodrigo Gonçalves (7.º ano), orientados por Mateus Victorelli,  concorreram com dois projetos de impressão 3D.

Os jovens mais velhos, conscientes dos problemas no mundo, trabalharam no projeto intitulado "Desenvolvimento de melhores habitações temporárias para refugiados" .
Neste projeto foi feito um estudo sobre como criar habitações de acolhimento de refugiados que tivessem uma construção rápida, eficiente, sustentável e económica feita com recurso a impressão 3D. 
 
Apresentação do projeto vencedor

Apresentação do projeto 1.º lugar

Protótipo casa

Os mais novos apresentaram o projeto "Braille+ Desenvolvimento de produtos educacionais para crianças e jovens com deficiência visual utilizando a tecnologia de impressão 3D"

Conscientes da lacuna de produtos educacionais para pessoas com deficiência visual, que existia já anteriormente num cenário de normalidade, verificaram que a situação se agravou drasticamente durante a pandemia provocada pelo vírus COVID-19. Não foram pensadas medidas adicionais de apoio para as pessoas com deficiência como, por exemplo, áudio descrição e materiais de estudo impressos em braille para alunos com deficiência visual.

Este projeto foi desenvolvido utilizando tecnologias (software, equipamentos e modelos) relacionadas com a impressão 3D, no âmbito da criação e promoção de materiais lúdico-pedagógicos para pessoas com deficiências visuais, principalmente crianças e jovens.

Apresentação do projeto 2.º lugar

Apresentação do projeto 2.º lugar

Protótipo

Poster "Braille+"

No final da entrega de prémios, foi inaugurada a Exposição 10 anos do "Fundo Novas Fronteiras da Engenharia".





sábado, 27 de março de 2021

ADoT inicia o projeto "Partilha de Saberes" online.

Tal como os irmãos mais velhos ensinam os mais novos, também na 'Família ADoT',  os jovens  partilham os  seus saberes nas áreas em que se sentem mais à vontade para "ensinar" .

E os resultados têm sido muito bons, demonstrando não só os conhecimentos mas também as suas capacidades pedagógicas.

O jovem mais velho do grupo, com 16 anos, dedicou o seu tempo à partilha do seu saber na área da robótica e programação, levando os mais novos a programar um semáforo, utilizando um sonar para verificar  a distância e, consequentemente, acender as diferentes cores do led 





Depois, um outro jovem, com 11 anos, demonstra o seu conhecimento sobre a criação de aplicações, explicando o programa  do MIT App Inventor - um ambiente de programação visual intuitivo que permite que  criem aplicativos totalmente funcionais para smartphones e tablets. 

Depois, iniciaram um projeto de criação de um jogo -  "Quem quer ser  milionário", 

Programação jogo



Resultado de uma primeira e simples fase 

A atenção, interesse e motivação foi tanta que nem deram conta do tempo passar...  
Para a próxima sessão, os jovens irão organizar as perguntas para partilharem entre todos e criarem um jogo mais complexo.







terça-feira, 23 de março de 2021

ADoT em Guatemala

 Decorreu na Universidade Galileu, Guatemala, o EDUNINE 2021 - IEEE World Conference on Engineering Education.

Esta conferência internacional, única e inovadora, tem por objetivo a troca de conhecimentos e experiências de qualidade, nomeadamente no que concerne à conceção e desenvolvimento de novos ambientes de aprendizagem e a utilização das novas tecnologias.

O nosso associado, Tiago Caldeira foi o palestrante de duas apresentações, baseadas no trabalho desenvolvido na Associação Desenvolver o Talento:

Rethinking Piaget Formal Operational Stage using Robotics for Training (projeto de robótica educativa - estudo psicológico) e Design, Build and Play - aulas de robótica online






segunda-feira, 22 de março de 2021

ADoT divulgada nas Revistas Ordem Engenheiros - 1º lugar

 ADoT é notícia nas Revistas da Ordem dos Engenheiros 2020. 

O Concurso Novas Fronteiras da Engenharia foi ganho pelos jovens da ADoT graças à qualidade do seu projeto - Jogo de Computador destinado a pessoas com incapacidades motoras.

O trabalho e resiliência por parte dos jovens e do seu formador, num ano difícil, deram os seus frutos.





II Curso online de programação, Desenho e Impressão 3D

 A  ADoT iniciou o ano 2021 com o novo curso online de programação, desenho e impressão 3D.

Durante 2 meses, os jovens aprenderam e desenvolveram projetos de robótica.

Iniciou-se com programação em Arduíno ...




Aprender, experimentar... e  respetivos resultados

Programação de leds do robot

No final de mais uma sessão de programação, o robot foi "comandado" pelo telemóvel . Agora, explorar , explorar...

E eis que o robot se desloca comandado pelo telemóvel 


Simultaneamente, os jovens desenvolvem conhecimentos em desenho 3D


E, como já aprenderam a desenhar 3D, passam para a impressão. Para isso é preciso saber como funciona a impressora 3D. Mais um desafio! Conhecer a impressora,  aprender como funciona,  qual as possibilidades ...




E começam os desafios...
 


Pesquisas, desafios, experiências de trabalho... Tanto para aprender!

e o desenvolvimento de projetos de impressão 3D - Suportes para sensores do robot








Depois da exploração do Desenho 3D, passaram à impressão







Depois... surgem novos projetos





No final do Curso foi importante fazer a sua Avaliação e os jovens demonstraram a importância do curso, que aprenderam muito, mas estão ansiosos pelas atividades presenciais