Bem Vindos

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

ADoT e os seus pequenos Engenheiros vencedores

No âmbito das atividades de robótica promovidas pela Associação Desenvolver o Talento, os jovens Miguel Oliveira, João Botelho e Simão Rocha, orientados pelo formador Eng. Carlos Martins, participaram no Concurso  “As Novas Fronteiras da Engenharia” – Alunos





Este concurso, promovido pela Ordem dos Engenheiros, Região Centro tem como objetivo fomentar a discussão e o interesse dos alunos por temas relativos à Engenharia ou Tecnologia, durante a sua formação básica, sendo avaliada a originalidade e criatividade, o rigor, a apresentação e a clareza de exposição.

Uma Cidade Inteligente foi  a proposta, que derivou da preocupação e inquietação dos jovens com o que está a acontecer no meio ambiente.
O desperdício de energia verificado na iluminação das estradas e as possibilidades tecnológicas atualmente ao nosso dispor, permitem criar soluções amigas do ambiente.


Por outro lado, a necessidade de preservar cada vez mais as nossas reservas de água exige de nós um controlo cada vez mais rigoroso do uso desse recurso.
O projeto apresenta uma proposta de controlo contínuo da necessidade de água que os solos possam evidenciar. 


E, finalmente, porque se crê que a prevenção dos fogos florestais é tida como uma das formas eficazes de reduzir o número de incêndios florestais, apresentaram uma solução que permite alertar as autoridades sempre que há risco de incêndio, com base nos valores recolhidos de humidade relativa e temperatura. 



Depois de alguns meses de pesquisa, trabalho e perseverança, a maquete ficou concluída e o projeto candidato foi entregue na Ordem dos Engenheiros, Centro. 

Com estas soluções e dada a qualidade do projeto, os jovens foram premiados com uma Menção Honrosa e convidados a apresentar o seu trabalho na sessão de entrega de Prémios, 


Esta sessão pública decorreu no auditório “Adolfo Roque” na sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, Coimbra no passado dia 26 de Setembro.


Para além de receberem o prémio, tiveram de apresentar o projeto.









... e responder às perguntas dos presentes.






Tiveram ainda a oportunidade de estar presentes na inauguração da exposição "Engenhos do Espaço - Mostra de alguns Artefactos da Era Espacial" .  Mais uma oportunidade de aprendizagem, dado que também puderam trocar impressões com o Engº Rui Moura, autor principal da exposição





Uma vez mais os jovens ADoT mostraram o seu valor e talento 

Sem comentários:

Publicar um comentário