Bem Vindos

domingo, 15 de outubro de 2017

ADoT no World Skills 2017 - noite II

Abu Dhabi 14 outubro

No princípio da noite, no Du Arena da Yas Island, teve lugar a Cerimónia de Abertura do WorldSkills 2017.
À entrada para o recinto, tivemos oportunidade de cumprimentar Sua Excelência o Ministro da Educação dos Emiratos, que nos foi apresentado pelo nosso associado n.º 1 - Tiago Caldeira.
A cerimónia iniciou-se com o Hino dos Emirados Árabes Unidos cantado por cerca de três dezenas de crianças ao som da orquestra.



Seguiu-se a projeção de imagens nos 3 ecrans gigantes, dando a conhecer, em sucessivos flashs, a história dos EAU, nação jovem que em 60 anos transformou deserto e oceano num País próspero e acolhedor



Logo depois, apresentou-se uma classe de dança presenteando-nos com movimentos graciosos, coreogrãficamente exemplares, e elucidativas  das várias profissões - 52 Skills que iremos encontrar nas seis áreas temáticas:
Informação e Comunicação Tecnológica, Engenharia Tecnológica; Arte Criativa e Moda; Transporte e Logística; Serviço Social e Pessoal; Construção e Tecnologia.



Mas o destaque coube, naturalmente aos participantes que, por ordem alfabética foram entrando, motivando o ‘despertar’ dos acompanhantes que aclamaram os 1300 jovens representantes dos 59 Países que responderam à chamada.
A equipa mais pequena é a do México, com um único participante, mas que foi saudado por todos os 10.000 espetadores, numa genuína manifestação de fraternidade.
China, Rússia, Brasil e Suiça são, provavelmente, as maiores delegações. A representação World Skills Portugal integra 17 participantes.



O desfile dos competidores terminou com a entrada da "equipa da casa" (Emiratos Árabes Unidos) que, naturalmente, recebeu muitas palmas.
Nela estavam integrados os dois jovens da competição Robótica Móvel (entre eles Ibrahim que esteve com a ADoT em Hartford em Abril passado), que são treinados pelo nosso sócio Tiago Caldeira. 

 













Com todas as equipas sentadas no centro do Arena, usou da palavra Mubarak Al Shamsi, Diretor Geral da ACTIVET, organizador da presente edição, para dar as boas vindas e desejar felicidades aos “Construtores do Futuro, os Talentos presentes”.
Nova exibição, desta vez de ginástica, ainda mais espetacular antecedeu a fase final da Cerimónia.

Interveio, então o Presidente do World Skills Internacional – Simon Bartley – que afirmou os princípios que norteiam a competição e assegurou ser esta edição, a primeira realizada no Médio Oriente, a mais participada de todas as já realizadas, que têm lugar de 2 em 2 anos, desde que tiveram início em 1950, na nossa vizinha Espanha.
Representantes de competidores, Expert e responsáveis de equipas prestaram ‘juramento’ aos princípios do World Skills.

O clímax aconteceu de seguida, quando acenderam as pulseiras que a cada um de nós haviam sido distribuídas, dando um multicolor geral e uma irmandade bem espelhada nos participantes, que de pé, no centro do Arena saudavam e eram saudados pelos milhares de assistentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário