Bem Vindos

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

ADoT premiada

No dia 23 de Setembro 2021, decorreu no  auditório da sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra, a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores da edição de 2021 do concurso "As Novas Fronteiras da Engenharia” .

A   Associação Desenvolver o Talento volta a brilhar ganhando dois prémios.


1.º Prémio

2.º Prémio

Este  concurso  promovido pelo Fundo "Novas Fronteiras da Engenharia", distingue os melhores trabalhos relativos a Engenharia ou Tecnologia, de Escolas localizadas na Região Centro (distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco) 

No ano de 2021 os trabalhos apresentados foram  subordinados ao tema "A Engenharia na ajuda humanitária”.

Os nossos jovens, Miguel Oliveira e Bruno Coelho (12.º ano), orientados por Tiago Caldeira, e Manuel Cêrca e Rodrigo Gonçalves (7.º ano), orientados por Mateus Victorelli,  concorreram com dois projetos de impressão 3D.

Os jovens mais velhos, conscientes dos problemas no mundo, trabalharam no projeto intitulado "Desenvolvimento de melhores habitações temporárias para refugiados" .
Neste projeto foi feito um estudo sobre como criar habitações de acolhimento de refugiados que tivessem uma construção rápida, eficiente, sustentável e económica feita com recurso a impressão 3D. 
 
Apresentação do projeto vencedor

Apresentação do projeto 1.º lugar

Protótipo casa

Os mais novos apresentaram o projeto "Braille+ Desenvolvimento de produtos educacionais para crianças e jovens com deficiência visual utilizando a tecnologia de impressão 3D"

Conscientes da lacuna de produtos educacionais para pessoas com deficiência visual, que existia já anteriormente num cenário de normalidade, verificaram que a situação se agravou drasticamente durante a pandemia provocada pelo vírus COVID-19. Não foram pensadas medidas adicionais de apoio para as pessoas com deficiência como, por exemplo, áudio descrição e materiais de estudo impressos em braille para alunos com deficiência visual.

Este projeto foi desenvolvido utilizando tecnologias (software, equipamentos e modelos) relacionadas com a impressão 3D, no âmbito da criação e promoção de materiais lúdico-pedagógicos para pessoas com deficiências visuais, principalmente crianças e jovens.

Apresentação do projeto 2.º lugar

Apresentação do projeto 2.º lugar

Protótipo

Poster "Braille+"

No final da entrega de prémios, foi inaugurada a Exposição 10 anos do "Fundo Novas Fronteiras da Engenharia".





Sem comentários:

Enviar um comentário